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    Aditivos: Os aditivos são componentes muito conhecidos entre motoristas e mecânicos, mas você sabe a real função e os mitos por trás este produto?

     

    Aditivo de combustível: Evita que depósitos de sujeira resultantes do uso do combustível se acumulem no motor, o que causa perda de potência, ou seja, a falha.

     

    Aditivo para óleo lubrificante: Combate o acumulo de sujeira de óleo (popularmente conhecido como borra) nas partes internas do motor. Também auxilia a lubrificação, reduzindo o atrito e aumentado a vida do motor.

     

    Aditivo de radiador: Evita que a água do radiador, que é responsável por retirar o calor do motor, congele em temperatura muito baixas ou ferva nas altas. Esse tipo de aditivo tem ainda propriedades anticorrosivas, impede que a água enferruje as partes de metal do radiador.

     

    Óleo lubrificante: É importante que você saiba que existem três tipos diferentes de óleo para motor: o mineral, adquirido por meio de componentes retirados diretamente do óleo, o 100 % sintético, o óleo mais puro e feito por meio de reações química e o semi sintético, a mistura dos outros dois. Começamos dando a seguinte recomendação: não os misture, pois cada um possui uma característica diferente.

    Você sabe o que significa os números que vêm com o "W" na embalagem do óleo que você compra? 

    Esses números indicam a viscosidade dos óleos a 100oC. O indicativo é uma classificação da Society of Automotive Engineers (SAE).

    Os números ali impressos indicam uma escala: baixa temperatura, antes do "W", e alta temperatura, quando depois do "W". Letra vem da palavra "winter" de origem inglesa e que significa "inverno" no Brasil.