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    O freio escolhido na composição do carro pode interferir diretamente no bom desempenho, durabilidade e custo de todo o sistema de frenagem. Abaixo listamos os principais itens que compoem o sistema de freio do veiculo

     

    - Freios a tambor: Composto basicamente pelo tambor, sapatas, pistões e molas de retorno, este freio converte a energia cinética do carro, também conhecida por energia de movimento, em calor, proporcionando a frenagem do veículo.

    O freio a tambor funciona da seguinte forma: quando o pedal de freio é acionado pelo motorista, o fluido de freio transmite a pressão que chega até o cilindro que, por possuir pistões, faz com que as sapatas sejam empurradas em direção oposta, contra a superfície interna do tambor que gira em conjunto com a roda do carro. Ao entrarem em contato com a superfície do tambor, as lonas, presas às sapatas, produzem atrito. Assim, o freio a tambor converte energia cinética em calor, proporcionando a frenagem do veículo.

     

    - Freio a disco: O freio de disco, como o próprio nome diz, é formado por discos. O sistema funciona da seguinte maneira: quando o motorista aciona o penal de freio, as pastilhas, que ficam montadas dentro das pinças, são empurradas pelos pistões, chocando-se com os discos. Esta ação acaba gerando o atrito necessário para frear o carro.

     

    -Pastilha de freio : tem de segurança que pode ser encontrado em duas ou quatro rodas e fica na ponta do sistema de freio. A principal função da peça é fazer com que as rodas parem, isso graças ao contato com o disco de freio.