Conheça o sistema de arrefecimento
Responsável por reduzir a temperatura e fazer troca de calor, o sistema auxilia também na eficiência energética e evita o desgaste das peças que fazem parte de todo sistema.
Formado por peças móveis e fixas que ficam no motor, o sistema é composto pela bomba d'água, alojamento da bomba d'água, cabeçote do motor, válvula termostática, mangueiras d'água, radiador, defletor e reservatório.
Bomda d´ agua: A principal função da bomba é fazer com que o liquido de arrefecimento percorra por todo o sistema. A peça possui uma polia dentada, responsável por receber o movimento da correia e uma hélice na outra extremidade, componentes essenciais para seu funcionamento.
Alojamento da bomba d'água: A água impulsionada pela bomba, segue pelo bloco do motor e cabeçote. No bloco, ela passa ao lado de cilindros, o que permite que o líquido absorva calor e troque a temperatura com o meio externo.
Válvula termostática: Depois de atingir uma temperatura próxima aos 100°, a água segue do motor para o radiador. A válvula termostática, que se abre com uma alta temperatura e fecha com baixa temperatura da água, é a peça que permite este deslocamento.
Mangueiras: As mangueiras transportam o líquido de arrefecimento por todo o sistema que trabalha em função do controle da temperatura do carro.
Radiador de água: Esta é a peça responsável pela troca de calor, deixando a temperatura da água mais baixa, o que é indispensável para o bom funcionamento do motor.
Reservatório de expansão de água: A água, que passa por todo o sistema, deve ficar em um reservatório, que assegura a reserva do líquido para suprir eventuais perdas por ebulição e garantir o perfeito funcionamento do sistema.
Aditivo de radiador: É recomendado o uso do aditivo para estabilizar o ponto de ebulição em temperaturas mais elevadas e permitir o não congelamento em temperaturas mais baixas. A variação pode ser, quando mais alto, de 130° a 150°, e quando mais baixo, pode atingir até -50°.